Amamentação – Acessórios Que Podem Te Ajudar

amamentacaoDepois que minha irmã ganhou minha sobrinha, descobri que amamentar não é simplesmente colocar o bebê no peito e pronto.

Existem algumas complicações e também alguns acessórios que facilitam a vida da mamãe.

E como acredito que não sou a única que desconhecia a diferença, existência e utilidade de cada item, resolvi escrever um pouquinho sobre cada um:

Concha Pré-Parto

Como o nome já diz, é para ser usada antes do parto. É uma concha rígida que deve ser encaixada no mamilo e ajuda na formação do bico ou também para casos de bico invertido.

Para o caso de bico invertido é recomendado começar a utilizar 2 meses antes do parto (mas converse sempre com seu médico para saber da sua necessidade). Se for apenas para formação do bico, para não estimular a produção do leite antecipadamente, utilizar apenas a partir da 35ª semana.

preparto_amamentacao

 

Concha Pós-Parto

Muitas mulheres fazem confusão e até compram errado devido a sua semelhança com a concha pré parto, porém a concha pós parto tem a base flexível de silicone, para não apertar demais o seio estimulando a saída do leite.

Amamentar é lindo, mas não é fácil, pelo contrário, pode ser bastante doloroso. O bico do seio fica sensível, podendo rachar e até sangrar. Essa concha, assim como a de pré parto, possui um vazado que você encaixa no mamilo e é colocado por baixo do sutiã, tirando o atrido do bico com a roupa.

Ela ajuda também com leite que acaba vazando, como a concha possui um recipiente que vai enchendo, não deixa suas roupas/sutiã sempre molhadas.

Existem algum furinhos na concha que tem a função de respiro para o mamilo, lembre-se sempre de colocá-los para cima para não derramar o leite que vazou.

Mas de qualquer forma, procure sempre esvaziar a concha para manter o “ambiente do bico” seco.

concha-amamentacao

Absorvente de Seio

É uma espécie de fralda para o seio para ser colocado dentro do sutiã que tem praticamente a mesma função que a concha pós parto, te manter sequinha, porém é mais discreto e menos volumoso.

Mas, muitas mamães reclamam que o leite vaza e o absorvente, acaba grudando no bico, o que causa dor ao desgrudar. Outra coisa fator é, o absorvente deve ser trocado sempre que notar umidade, pois o fato de mantê-lo molhado em contato com o bico pode colaborar para a proliferação de fungos e bactérias, problema para a mamãe e claro para o bebê.

O que algumas mulheres fazem é deixar a concha para usar dentro de casa e o absorvente na rua, outras preferem usar a concha apenas no início quando o bico ainda está mais sensível e depois partir para o absorvente.

absorvente_amamentacao

Protetor de Seio

São bicos de silicone finos e macios que são colocados no peito antes da mamada para para aliviar a dor nos mamilos machucados.

Esses machucados provavelmente estão ocorrendo porque o bebê não está fazendo a pega correta no seio, você pode pedir ajuda para seu pediatra, obstetra, no hospital onde deu a luz ou em um banco de leite (encontre o mais próximo de você aqui).

Utilizar demais o protetor pode fazer o bebê acostumar com o acessório e não mamar mais sem ele. E também fazer o fluxo do leite diminuir, pois o seio não é diretamente estimulado, podendo diminuir a quantidade de leite que o bebê mama ou causando mastite.

Por isso, é indicado apenas para o caso de muita dor e até que melhore as rachaduras do seio. O protetor deve ser esterelizado a cada uso por ter contato direto com o bebê.

protetor_amamentacao

Lanolina

A lanolina é uma cera natural, derivada da lã do carneiro, que passa por um refinamento para retirar os componentes alergênicos e serve para evitar a perda excessiva da umidade na pele.

A Lansinoh (pomada importada, que pode ser encontrada no Brasil, mas com o preço mais elevado) é super mega recomendada pelas mamães. Deve ser passada nos mamilos para tratamento e prevenção de fissuras, e por ser alergênica e não tóxica, não precisa ser retirada na hora de amamentar o bebê.

Existem muitas outras pomadas no mercado com a lanolina, mas a mais recomendada e “melhor amiga” das lactantes é a Lansinoh, por “fazer milagres nas fissuras”, ser considerada a mais natural e não trazer riscos para o bebê.

lansinoh_amamentacao

Sutiã de Amamentação

Você deve procurar por modelos confortáveis, que seja apropriado para o novo tamanho e que tenha alças firmes e fortes para suportar o peso do peito.

Para facilitar, escolha aqueles que tenham abertura frontal, o que torna muito mais fácil a amamentação, principalmente em locais públicos.

Os modelos com bojo são mais bonitinhos, discretos e ajudam a dividir o peso do seio por todo o sutiã.

sutia_amamentacao

Claro que existem muitos outros acessórios por aí, mas esses são os mais usados e recomendados pelas mamães!!
Se tiver mais algum na sua listinha de itens favoritos para amamentar, não deixe de comentar!!

Gostou? Compartilhe!!