Começando a tomar o ácido fólico

acido-folicoJá comentei sobre a importância de tomar o ácido fólico antes de iniciar as tentativas para engravidar aqui no blog.

O ácido fólico ajuda na prevenção da má formação do tubo neural do feto, que pode provocar danos no sistema nervoso central do bebê como a hidrocefalia, hérnias abdominais, mal formação do intestino e trato geniturinário, pé torto congênito, entre outras coisas.

Como nosso organismo demora um tempo para fazer a reserva desse nutriente e ele é super importante logo no comecinho da gestação (até a 12ª semana) o ideal é começar a tomá-lo antes das tentativas, já que normalmente só descobrimos a gravidez a partir da 4ª semana.

Por recomendação da minha médica, chegou a hora de iniciar com os comprimidinhos (5mg por dia), 3 meses antes de parar com o anticoncepcional.

Incrível como algo tão simples e bobo pode nos deixar tão feliz, né? Mais um passo dado para me preparar para a chegada do meu pacotinho!!

Como sou meio atrapalhada, o despertador para me lembrar do anticoncepcional (que sempre tomei a noite – 23h30), agora também servirá para lembrar do ácido fólico. Por mais 3 meses, tomarei os dois juntos, depois fico com o ácido fólico até engravidar e chegar à 12ª semana de gestação.

Gostou? Compartilhe!!