Desfralde – Como Saber A Hora Certa?

desfradamento“A hora do desfralde deve ser feito na fase correta de cada criança, independente da idade.”

Quantas vezes você já ouviu essa frase? Ok! Mas como saber quando é essa tal fase correta para o desfralde?

O fato de tirar as fraldas é um grande marco no desenvolvimento da criança, já que é o primeiro passo para sua autonomia.

Porém, para começar, a criança precisa entender sobre o processo para que isso não cause traumas para ela. Muitas pessoas tem problemas com infecção urinária ou intestino preso, que podem ser causas da ansiedade de pais ou cuidadores no ínicio do desfraldamento.

tirar-a-fralda

Entre os 18 e 24 meses, a criança começa a ter o controle sobre os esfíncteres, músculos responsáveis por comandar o ato de defecar e urinar, portanto, essa época é a hora de analisar as fases para começar o desfralde.

FASE 1 – ELA TE AVISA QUE FEZ
A criança começa a se incomodar com a fralda suja, por vezes até tenta a tirar.

FASE 2 – ELA TE AVISA QUE ESTÁ FAZENDO
Na maioria dos casos, na hora de fazer xixi ou cocô, a criança senta ou agacha em algum cantinho.

FASE 3 - ELA TE AVISA QUE QUER FAZER.
Nesse momento, pare tudo que estiver fazendo e a atenda imediatamente. Para a criança tudo é muito novo e entender o processo e o seu tempo é difícil (sentir vontade, segurar, ir até o banheiro, tirar a roupa, sentar e liberar). Ocorrerá muitos acidentes, mas jamais a critique.

desfralde

O QUE NÃO FAZER

As vezes pode ser difícil, mas respire fundo mesmo perante o estrago no sofá, no tapete ou na cama e não demostre insatisfação ou a critique.

Jamais faça comparação com o amiguinho que já tirou a fralda ou com o irmão mais velho que com a mesma idade já usava o banheiro, isso pode causar insegurança e frustração.

TORNE DIVERTIDO

Essa etapa precisa ser divertida, então leia livros, conte história, cante enquanto a criança estiver no vaso sanitário ou penico.
Compre cuecas/calcinhas do personagem favorito para a estimular a ficar sem a fralda.
E sempre que ela conseguir fazer direitinho no banheiro, comemore muito, dê parabéns, mostre alegria e orgulho para que seu filho se sinta motivado.

PERGUNTAR SEMPRE

No começo a criança ainda não tem muito controle e não sabe pedir para ir ao banheiro, então pergunte de hora em hora até ela se acostumar e perceber os momentos certos.

PRIMEIRO SENTADO, DEPOIS EM PÉ

A criança precisa aprender quando quer fazer xixi e quando quer fazer cocô, então até que isso seja claro, mesmo para os meninos é mais pratico começar sentado, assim que ele estiver acostumado e até mesmo com uma melhor pontaria, você pode sugerir para que faça igual o papai.
As pessoas tem mania de dar palpite e opiniões na vida alheia, portanto mamãe, se a vó, sogra, tia, vizinha, amiga ou senhorinha que encontrou no busão vier falar que “já está na hora de tirar a fralda”, apenas dê um sorrisinho e saia!

Ninguém conhece seu filho melhor do que você e ninguém irá conseguir analisar os sinais dele melhor que você! Então, siga o seu coração…

DICAS SOBRE O ASSUNTO:coco-no-trono-01-01

assentonuk-01

 

Gostou? Compartilhe!!