Dor De Ouvido – Tipos, Causas e Tratamentos

dor-de-ouvido

Depois do resfriado, a dor de ouvido, denominada otite, provavelmente é a doença mais diagnosticada em crianças pequenas.

Três de cada quatro crianças sofrem de pelo menos uma infecção no ouvido até os 3 anos de idade.

Quais Os Sintomas?

  • Perda de apetite. A dor de ouvido pode causar dor ao mastigar, engolir ou mamar.
  • Mudança no sono. Quando a criança deita, o ouvido dói mais.
  • Diarréia ou vômitos. Se o problema for causado por vírus, ele também pode atingir o sistema digestivo, além do ouvido.
  • Saída de secreção pelo ouvido.
  • Cheiro ruim no ouvido.
  • Dificuldade para ouvir sons baixos.
  • Problemas de equilíbrio.
  • Febre.
  • Coceira no ouvido.

O Que Causa A Dor De Ouvido?

As tubas auditivas, ou trompas de Eustáquio, ligam o ouvido médio ao nariz e à garganta. E as bactérias presentes ali acabam indo para as tubas auditivas quando a criança boceja ou engole (Otite média).

Não há problema nisso quando as trompas estão funcionando bem, o líquido que entra volta para o lugar de onde saiu. Porém, se a tuba auditiva estiver inchada por causa de um resfriado, de alergia ou de infecções nas vias aérea, o líquido fica preso no ouvido médio, criando o ambiente ideal para a proliferação de vírus ou bactérias.

A outra possibilidade é que a infecção seja no ouvido externo (Oitite externa), causada por germes ou fungos, acontece de forma mais branda e está geralmente associada a fatores como a umidade/piscina.

Pode Ser Grave?

A otite pode se agravar, e mesmo nos casos leves ela provoca muita dor na criança. Uma infecção mais forte ou que não seja tratada pode romper o tímpano.

Se sair um pouquinho de sangue ou de pus do ouvido da criança, pode ser que já exista alguma lesão (não necessariamente que o tímpano esteja perfurado), por isso é preciso ir ao médico imediatamente.

Também vale prestar atenção aos casos reincidentes de dor de ouvido porque a otite de repetição pode ter como sequela perda auditiva (temporária ou permanente) e danos aos tímpanos. Em casos raros, infecções de ouvido podem atingir o crânio (mastoidite) ou as meninges (meningite).

Como Prevenir?

No caso da otite externa, mais comum no verão com as crianças em piscinas ou praia, enxugue bem o ouvido do seu filho, usando uma toalha para tirar o excesso de água. Nada de cotonete: além do risco de machucar, ele pode remover a cera, que é a proteção natural do ouvido.

Para a otite média, que acontece mais no outono, quando os resfriados e alergias são mais comuns por causa da queda da temperatura e do aumento da poluição. Mantenha seu filho bem agasalhado, para evitar resfriados e gripes, que podem ser o início da otite. Vacinar seu bebê contra gripe é outra medida de prevenção.

A amamentação é um grande aliado contra a otite, já que o leite materno contém anticorpos que são passados pela mãe e que evitam que o bebê pegue um resfriado.

dor-no-ouvido-otite

Tratamento

Somente um médico pode indicar o tratamento correto para caso. Normalmente ele é feito com antibióticos, o que elimina os microorganismos. Mas o líquido pode levar até três meses para ser reabsorvido pelo corpo. A presença de líquido não exige atendimento médico, desde que não esteja acompanhada de outros sintomas.

O índice de recorrência da otite chega a 50 por cento do casos, principalmente quando um novo resfriado acontece.

Em infecções muito recorrentes, o otorrinolaringologista deve ser consultado para avaliar as funções auditivas da criança, tentar outros tratamentos e até considerar a possibilidade da inserção de um tubo de ventilação no tímpano. Trata-se de um procedimento simples que ajuda a drenar o fluido que se acumula na trompa de Eustáquio e reduz o risco de nova infecção.

O Que Colabora Com A Dor De Ouvido

  • Uso de chupeta
  • Permitir que a criança mame na posição completamente horizontal
  • Exposição à fumaça do cigarro
  • Fatores hereditários – se os pais tiveram várias otites quando crianças, seu filho corre mais risco de tê-las também.

O Que Fazer Para Diminuir O Desconforto

Para aliviar os sintomas use um pano seco aquecido com ferro de passar roupa ou uma bolsa de água quente no ouvido, o calor diminui a dor e funciona como uma espécie de anti-inflamatório. Nada de colocar pano molhado ou pingar azeite quente no ouvido, isso pode contribuir com o acúmulo de secreções que estão causando a dor.

 

 

Gostou? Compartilhe!!