Filhos X Tarefas Domésticas

tarefa-domestica-babyTarefa doméstica por si só já é cansativa, quanto mais se tiver um serzinho (ou mais) na casa que contribui com a bagunça, não é mesmo?

Aí vem a questão… Devo dar tarefas domésticas para as crianças? A partir de quando?

Independente da idade e do sexo (sim, meninos DEVEM ajudar nas tarefas domésticas também), atribuir tarefas para as crianças é uma excelente forma de educação, pois ensina sobre cooperação, disciplina e senso de responsabilidade.

tarefas-domesticas-criancas

Como começar?

  • Toda criança tem a fase que ama imitar e copiar tudo o que os adultos fazem, principalmente os pais. Aproveite a deixa!
  • A princípio, dê algumas opções de tarefas (de acordo com a idade) para que a criança escolha as que mais gostaria de fazer, para que se anime em realmente fazê-las.
  • Lembre sempre de elogiar, mesmo que o resultado final não esteja maravilhoso ou até antes do término para que seu filhos se motive a continuar e terminar.
  • Nunca dê uma tarefa doméstica como forma de punição, ajudar em casa é algo que precisa ser entendido como colaboração (algo positivo) e não como castigo (algo negativo). 

Como fazer?

  • Ensine uma tarefa por vez: Tentar ensinar muitas tarefas ao mesmo tempo pode deixar a criança confusa.
  • Seja específica: “Limpe o quarto” pode ser um pouco vago para a criança no início, melhor dizer “Troque o lençol”, “Recolha os brinquedos”, “Guarde as roupas no armário”…
  • Demonstre como fazer: Faça a tarefa uma vez e explique como ela deve ser feita antes de passar a atividade para a criança.

Ajudar com as tarefas domésticas é bom e faz a criança se sentir importante dentro da casa. E o fato de fazer algo que não é parte do universo infantil, traz a seu filho uma sensação de autoconfiança e fortalece a sua autoestima.

Portanto, escolha uma tarefa adequada a faixa etária de seu filho e o coloque pra TE ajudar e SE desenvolver!

TABELA_tarefas-domesticas-para-criancas-01-01

(Tabela inspirada em: http://diiirce.com.br/fazer-seu-filho-ajudar-em-casa-auxilia-tambem-o-desenvolvimento-dele/).
Gostou? Compartilhe!!