Adeus Papinha? Conheça O Método BLW Para Alimentação De Bebês!

metodo-blwUm novo método para alimentação dos bebês muito utilizado nos EUA e Europa, vem ganhando fãs aqui no Brasil. O método BLW ou “Baby Led Weaning” (Desmame Guiado Pelo Bebê) propõe que a criança inicie a introdução de sólido por conta própria.

O método dispensa papinhas ou alimentos amassados e os substitui por frutas e legumes bem cozidos, com um tamanho que o bebê consiga pegar facilmente, cortados em palitinhos ou que possuam hastes (como o brócolis/couve-flor) que são oferecidos de forma natural ao bebê (sem pratinhos, direto no cadeirão).

Além de estimular e desenvolver a coordenação motora e a mastigação do bebê, os papais também gostam do fato de não precisarem se preocupar em fazer e carregar papinha para todos os cantos.

A príncipio a criança irá pegar e colocar a comida à boca por imitação, curiosidade e brincadeira, mas aos poucos começará a mastigar e engolir o alimento.

O Que Fazer?

  • Ofereça variedade de alimentos e deixe o bebê livre para manuseá-los e explorá-los, não tenha pressa, receio de sujeira (para ajudar na limpeza depois, forre o chão com um plástico ou tapete) ou o distraia na hora da refeição.
  • Não ofereça comida quando seu bebê estiver com sono ou muita fome, para que a experiência não se torne cansativa e estressante.
  • Tente oferecer novamente alimentos que foram recusados anteriormente, é normal eles mudarem de opinião e passarem a aceitar alimentos antes negados.
  • Tenha paciência, principalmente no início haverá muito desperdício de comida e sujeira. Aproveite para tirar fotos e registrar seu filho todo lambuzado pra guardar de recordação dessa fase.

metodo-blw-cenoura

Benefícios

Bebês que se alimentam sozinhos parecem aceitar uma maior variedade de alimentos, esse método é uma grande descoberta de texturas, cores e sabores e tem a vantagem de incluir o bebê na rotina da refeição da casa, fazendo com que ele coma junto e o mesmo que a família (mas atenção a quantidade de sal e temperos, ok?).

A Amamentação Influencia

A amamentação exclusiva é recomendada durante os primeiros seis meses de vida. No aleitamento materno o bebê controla quanto tempo deve durar cada mamada, isso o prepara para a auto-alimentação com alimentos sólidos. E como o leite materno muda de sabor conforme a dieta da mãe, isso prepara o bebê para diferentes gostos.

Embora a amametanção exclusiva colabore, nada impede que bebês alimentados com mamadeira tenham sucesso no método. Nesses casos, é importante oferecer outras bebidas além do leite.

Continuar a amamentação durante o início da alimentação sólida tem a vantagem de permitir que o bebê decida como e quando ele começará a cortar seu consumo de leite.

Ele Não Vai Engasgar?

A preocupação de todas as mamães que descobrem o método é quanto engasgamento.
Claro que as crianças que utilizam o método BLW devem ser monitoradas durante toda a refeição. Mas existe menos risco da criança se engasgar se alimentando sozinha do que quando o alimento vem através de colher, onde o bebê suga diretamente a comida para o fundo da boca.

Mantenha sempre o bebê sentado ou apoiado em uma posição vertical ao oferecer alimento sólido, para que alimentos que ele não queira ou seja capaz de engolir seja expelido.

Frutas com sementes grandes (como cereja), castanhas ou alimentos cortados em pedaços pequenos não devem ser oferecidos pois aumentam o risco de engasgar.

bebendo-agua

Ofereça Água

Deixe por perto um copo de água para que ele se familiarize e explore, mesmo nos casos do aleitamento materno, onde não existe necessidade (já que o leite oferece a hidratação necessária).

Nos casos de bebês alimentados por fórmula, deve-se oferecer água em intervalos regulares, assim que o bebê começar a se alimentar de sólidos.


Embora a criadora Gill Rapley, defenda que as crianças adeptas ao método acabam consumindo até uma quantidade maior de alimentos por tornar a atividade divertida, alguns especialistas acham que com esse método a criança pode não consumir a quantidade ideal de calorias e orientam misturar os métodos até que a criança se alimente melhor, ou seja: oferecer a papinha (sem estar liquidificada ou peneirada) e os alimentos na sua forma íntegra.

E você o que acha? Utiliza/utilizaria esse método BLW? Qual sua experiência?

 

assento-alimentacao-01     cadeiraparaalimentacao-01

Gostou? Compartilhe!!
  • Élida Rocha

    Mas tem que tomar muito cuidado com isso aí pq alimentos muito cozidos tem baixo valor nutricional heim!!!