Música Na Gestação – Benefícios Para Mamãe e Bebê

musica-gravidezA gestação é um momento único que gera muitos sentimentos na futura mamãe. Felicidade, ansiedade, entusiasmo, insegurança, dúvidas, medo… e tudo isso é passado para o bebê.

Durante a gravidez, além de uma alimentação saudável e exercícios físicos adequados, a mamãe necessita também de um ambiente tranquilo e repousante, e sons calmos e tranquilizantes podem ajudar.

Existem muitos estudos que comprovam os inúmeros benefícios da música na gestação, que promove proximidade entre mãe e bebê, estimula cognitivamente e emocionalmente o bebê, além de reduzir o estresse e ansiedade da mãe, que deixa ambos mais tranquilos.

A partir da 16ª semana de gestação os sons externos começam a ser percebidos pelos bebês. Com cerca de 20 semanas já reagem aos sons e depois de 25 semanas são capazes de reconhecer os diferentes tipos de sons.

Ao ouvir a voz materna, primeiro som a ser reconhecido, faz com que o bebê se sinta mais tranquilo e seguro. Por isso, reserve um tempinho para conversar, cantar, ouvir música tranquilamente com seu bebê.

Deve-se optar por músicas melódicas, calmas e que possam transmitir a sensação de bem estar da mãe para seu bebê.

musica-na-gestacao

Acredita-se que a música clássica tenha a propriedade de estimular os neurônios em formação, porém se não gosta desse estilo musical, não será prazeroso e nem benéfico.
Assim como ouvir música o dia todo não vai aumentar o estímulo do desenvolvimento do cérebro do bebê. As grávidas devem escutar música por prazer e para se sentir bem.

A música não precisa ser muito alta para que o bebê escute dentro da barriga. O líquido amniótico é um bom condutor de som.

Se durante a gestação, a mamãe escutar com frequência uma música que seja prazerosa e agradável, após o nascimento, o bebê será capaz de reconhecer a música ficando mais calmo e tranquilo com o som que o agrada desde a “barriga da mamãe”.

Vale a pena tentar e ter mais uma carta na manga na hora de acalmar o bebê quando ele nascer.
Ou simplesmente, para parar um pouquinho a correria e estresse do dia a dia e curtir um tempinho de relaxamento com o bebê que está por vir.

 

cuidadoscomobebe-01

Gostou? Compartilhe!!