Naninha – Por Que é Tão Importante?

naninha

Um item que praticamente todas as crianças adotam e que as fazem muito bem, as famosas naninhas, ou objetos transicionais são muito importante para o desenvolvimento da criança.

A ligação da criança com esses objetos acontece normalmente no primeiro ano de vida, e é uma forma de suportar a ausência materna, trazendo sensação de conforto e proteção. Ele diminui a ansiedade e é importante no desenvolvimento psíquico do bebê.

A escolha do naninha é feito pela criança, não adianta querer forçar, a escolha vai ser pessoal.

Eu ainda lembro da minha “tai tai” como chamava a fraldinha que gostava de cheirar na hora de dormir. A Bibi adotou um paninho de cetim, que ela fica roçando os dedinhos até relaxar e a Isabela, mesmo com 7 anos ainda tem uma ligação com o seu naninha, um travesseirinho com braços e pernas, com quem ela dormia abraçada todas as noites.

O que vale para não correr o risco, igual aconteceu com a Isabela, que escolheu um naninha horrível quando era bebê e fazia a mãe passar vergonha com aquele travesseirinho grotesco (que depois de alguns anos foi substituído por um mais bonitinho… UFA!), é oferecer e deixar em fácil acesso paninhos e bichinhos bonitinhos, de preferência que sejam fáceis de lavar.

naninha2

Como Lavar?

Uma grande questão é que o cheirinho do naninha é parte do “conforto” que ele traz, então lavá-lo muitas vezes pode ser complicado. O ideal é entregar o objeto apenas na hora em que a criança for dormir, para que evite muitas quedas e que se suje com maior frequência.

Antes de lavar, sempre explique para a criança a necessidade disto e fale que assim que secar ele será devolvido.

Algumas crianças adotam um segundo naninha, tipo um substituto no caso do principal não estar acessível. Porém, outras crianças não, e o fato de lavá-los e não secar no mesmo dia, pode gerar choros e manhas na hora de dormir.

Por isso, considero a idéia de objetos finos/leves ou aqueles paninhos com uma cabeça de bichinho, que sequem com maior rapidez, uma melhor opção para ser oferecida a criança (na tentativa de uma adoção).

naninha

Quando Tirar o Naninha?

Por ser um objeto de transição, não deve ser tomado na criança, ela por si só, deve estar emocionalmente pronta para largá-lo e fará isso de forma natural, se interessando por outras coisas e atividades.

Jamais julgue a criança ou esconda o naninha em busca do desligamento da criança com ele. Apenas analise, se uma criança com 4/5 anos não consegue se socializar ou fazer outra atividade sem o objeto, pode ser o caso de procurar um auxílio pscológico para entender o motivo de tanto apego.

E o seu filho, qual naninha adotou?

Gostou? Compartilhe!!