Pressão Baixa na Gravidez!

banner-home-03-Inv14Com o início da gravidez, o organismo da gestante ainda não teve muito tempo para se adaptar a várias alterações no seu aparelho circulatório e não consegue suprir a quantidade extra de sangue necessário, fazendo com que a pressão caia.

Qual o Risco? O Que Fazer?

A pressão baixa na gravidez pode causar desmaios e quedas, trazendo riscos para a gestante e bebê, é bastante comum no início da gravidez, mas é preciso ter cuidado.

Com a queda da pressão, a gestante pode se sentir fraca, com visão um pouco embaçada, tonta e dores de cabeça. O que fazer quando a pressão estiver baixa:

  • Pare e respire fundo;
  • Beba água;
  • Sentada, tente abaixar a cabeça em direção aos seus joelhos por alguns minutos;
  • Deite e eleve suas pernas para ajudar o fluxo sanguíneo;
  • Minimizando os sintomas como algo salgado (JAMAIS coloque sal embaixo da língua, pois a pressão pode subir rápido demais).

Prevenção

Para evitar a queda da pressão no início da gravidez deve-se ingerir muito líquido, pois assim o volume de sangue irá aumentar e a pressão vai ficar estabilizada. Evitar mudança brusca de posição, evitar bebidas como álcool, refrigerantes e café, comer regularmente e evitar ambientes muito quentes também irão ajudar na prevenção.

pressão-baixa-gravidez

O Que Aconteceu Comigo?

Minha pressão sempre foi mais baixa e no início da gravidez foi algo que me deu um pouco de trabalho. Juntando o fato da minha alimentação não estar indo muito bem por conta dos enjôos, cheguei a desmaiar por conta da pressão baixa.

Estava sozinha na 25 de Março comprando materiais para meus pedidos quando senti um cheiro super forte de naftalina que fez tudo girar, sentei no meio da loja para me recuperar, mas percebi que precisava de ajuda. Como estou sempre por ali, fui atrás de algum funcionário conhecido, mas tudo ficou preto antes de eu encontrar alguém. Ainda bem que um deles me viu e perguntou se eu estava bem e me levou em um cantinho, me deu água, um saquinho para vomitar e ficou comigo até minha pressão voltar um pouco. Enquanto estava ali sentada na cadeira, desmaiei e quase cai de cara no chão, ainda bem que ele estava ali do lado pra me segurar. rsrs

Fiquei com um mega receio de sair sozinha e até perceber que minha pressão estava normalizando não saia mais sozinha. Garrafinha de água e uma bolachinha salgada eram itens que não faltavam na bolsa, caso acontecesse alguma emergências do tipo. Entrando no segundo trimestre da gestação já senti que melhorou bastante, só continuei levantando devagar por precaução e bebendo bastante água, mas nunca mais tive nenhum caso parecido.

Gostou? Compartilhe!!