Quero Engravidar! Saiba O Que Fazer Antes Das Tentativas

gravidaSinto até um friozinho na barriga de pensar no momento de finalmente falar: Vamos engravidar!!

Embora ainda não tenhamos “batido o martelo” e começado as tentativas, já iniciei algumas medidas e comecei algumas mudanças na rotina para me preparar para uma futura gravidez. 

Como hoje em dia não se utiliza mais os exames pré-nupciais é indicado marcar uma consulta com seu médico quando decidir engravidar.

Muitos falam que o ideal é iniciar o processo 1 ano antes, outros que 4 meses é suficiente. Mas é sempre bom ter um tempo hábil para realizar os exames e se necessário fazer troca ou adaptação de algum tipo de tratamento/medicamento (diabetes, asma, eplepsia…) ou até mesmo um tratamento antiacne que pode se tornar perigoso em uma gravidez.

medico_engravidar
Exame Ginecológico

Durante a gestação não se costuma fazer o papanicolau, portanto melhor fazer uma visitinha e fazer o agradável exame antes das tentativas para verificar se está tudo ok.

Exame de Sangue

O médico provavelmente pedirá um hemograma completo para analisar algum nível de anemia ou outra alteração. E também verificar sua imunidade contra hepatite B, rubéola, toxoplasmose e citomegalovirose para poder acompanhar direitinho a gestação e o bebê. 

Exame de Urina

Por vezes, o médico poderá pedir um exame de urina para analisar algum tipo de infecção urinária, que pode causar abortos e óbitos fetais.

Pressão Arterial

Mulheres com pressão alta devem ser bem acompanhadas por risco de pré-eclâmpsia e problemas na placenta.

vacina_engravidar

Vacinas

Dependendo do resultado dos exames, o médico poderá pedir reforço de algumas vacinas como: rubéola, catapora, hepatite B e antitetânica.

Apesar de não existir estudos que provem que o vírus da vacina afete o bebê, por precaução as vacinas devem ser tomadas pelo menos 1 mês antes de tentar engravidar.

Ácido Fólico

Muitos médicos recomendam que toda mulher com vida sexual ativa tome o ácido fólico, independente de estar ou não em busca de uma gravidez.

Aquelas que querem engravidar devem tomar um comprimido de 400mlg por dia antes de iniciar as tentativas, pois o ácido fólico serve para evitar má formação no tubo neural do bebê que ocorre logo no início da gravidez, até a 12º semana.

Ferro

Fundamental para mamãe e bebê, o ferro é importante para transportar o oxigênio. Então, não esqueça de incluir carnes vemelhas, leguminosas e ovo na sua refeição.

Parar com cigarro, bebidas ou drogas

Existem provas científicas de que o uso dessas substâncias prejudicam a mãe e o bebê. Caso tenha dificuldade, não exite em pedir ajuda.

frutas_engravidar

Mude sua dieta

Uma alimentação adequada vai garantir um organismo saudável para a gravidez e também que seu bebê receberá os nutrientes que precisa.

Muitos não sabem, mas a reserva de ácido fólico e ferro levam algum tempo para serem feitas e o feto necessita dela logo nos primeiros dias, portanto é melhor começar as mudanças antes de estar grávida.

Peso

Sobrepeso ou baixo peso podem afetar na fertilidade da mulher, esteja dentro do peso ideal para sua altura e tipo físico.

correr_engravidar

Exercícios Físicos

Já criar um programa e rotina de exercícios te ajudará na hora do parto e também a estar mais disposta e evitar dores durante a gravidez.

Dentista

Com as alterações hormonais da gravidez os dentes e gengivas podem ficar mais sensíveis. Então já marque sua visita ao dentista para evitar problemas.


E claro, esteja certa e decidida de que sua vida vai mudar totalmente, mas que é exatamente isso que você mais quer!!
Será que estou pronta?!?! (aiii… voltou o friozinho na barriga!!)

milagres-acontecem-01

Gostou? Compartilhe!!